SUS imunizará meninas contra HPV

Jovens com idade entre 10 e 11 anos serão protegidas contra quatro variáveis do vírus

Saúde
Por Anderson Ricardo em (03/07/2013 às 01:08)

Garotas de 10 e 11 anos receberão – gratuitamente – a vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero, a partir de 2014. A decisão, anunciada esta semana pelo Ministério da Saúde, a meta é vacinar 80% do público-alvo, estimado em 3,3 milhões. Em Pernambuco, 164.284 meninas serão beneficiadas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha destacou que a vacinação reduzirá a circulação do vírus no país. “Está é mais uma medida para enfrentarmos o problema do câncer de colo do útero, um problema que ainda é grande no país, em especial na região norte. Vamos preparar muito bem este público (meninas de 10 e 11 anos), suas famílias, e reforçar a estratégia envolvendo as escolas e os professores para provocar uma grande sensibilização”, afirmou.

A vacina quadrivalente, que vai ser distribuída em toda rede pública, é usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. Serão investidos R$ 360,7 milhões na aquisição de 12 milhões de doses.

No mundo, cerca de 270 mil mulheres morrem por ano, devido ao câncer de colo de útero. No Brasil, 5.160 mulheres faleceram em 2011 em decorrência da doença. Desses óbitos, 256 ocorreram em Pernambuco. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos no país.

Estratégia de vacinação

A imunização será feita em três doses, aplicadas com autorização dos pais ou responsáveis das pré-adolescentes, de acordo com o seguinte esquema: após a aplicação da primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis meses a contar da primeira dose.

Para chegar com mais agilidade ao público-alvo e ampliar a adesão à proteção contra o HPV, a estratégia será mista: a imunização ocorrerá tanto nas unidades de saúde quanto nas escolas. Após o primeiro ano de imunização, a oferta deverá passar de 12 milhões de doses para 6 milhões de doses por ano, pois parte do público-alvo já estará imunizado.

 

Fonte: leiaja.com

 


» Acessar Webmail
Repentistas homenageiam o Pernambuco Agora

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

Efésios 6,11

Patrocinadores
Equipe
  • Anderson Ricardo
  • Pablo Vinicius
  • Valderedo Valentim
Pernambuco Agora
  • Fazendo o possível para informar a região com uma linguagem clara e objetiva.
  • Leia mais
Contato
Mapa do Site