ONU pede inquérito após imagens “inquietantes” da morte de Kadafi

ONU pediu a abertura de um inquérito sobre as circunstâncias da morte do ex-dirigente líbio Muammar Kadafi

Mundo, Notícias
Por Anderson Ricardo em (21/10/2011 às 16:22)

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu, esta sexta-feira, a abertura de um inquérito sobre as circunstâncias da morte do ex-dirigente líbio Muammar Kadafi.

ONU pede inquerito apos imagens inquietantes da morte de Kadafi ONU pede inquérito após imagens inquietantes da morte de Kadafi

“A propósito da morte de Kadafi na quinta-feira, as circunstâncias não são claras. Nós consideramos que um inquérito é necessário”, declarou aos jornalistas o porta-voz do Alto Comissariado, Rupert Colville, referindo-se aos vídeos que foram divulgados, um em que o ex-líder líbio está ferido e outro em que já está morto.

“Devia haver um inquérito tendo em conta o que nós vimos ontem (quinta-feira)”, insistiu. Rupert Colville considerou que os “dois vídeos” da morte de Kadafi são “muito inquietantes”.

O porta-voz não indicou quem devia encarregar-se do inquérito, recordando que o Conselho dos direitos humanos da ONU tinha mandatado este ano uma comissão de peritos para investigar a violência na Líbia.

O responsável defendeu que a morte de Kadafi “põe um termo a oito meses de extrema violência e de sofrimentos para o povo líbio”.

O ex-líder, de 69 anos, a monte desde a queda de Tripoli em finais de Agosto, foi capturado vivo na quinta-feira em Sirte, a 360 quilômetros a leste de Tripoli, e foi morto a tiro pouco depois, em circunstâncias ainda pouco claras.

Kadafi foi o primeiro dirigente árabe a ser morto desde o início das revoluções árabes que contestaram os regimes autoritários na Tunísia, Egito, Líbia, Síria, Iémen e Bahrein.

 

Fonte: jn.pt

 


» Acessar Webmail
Repentistas homenageiam o Pernambuco Agora

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

Efésios 6,11

Patrocinadores
Equipe
  • Anderson Ricardo
  • Pablo Vinicius
  • Valderedo Valentim
Pernambuco Agora
  • Fazendo o possível para informar a região com uma linguagem clara e objetiva.
  • Leia mais
Contato
Mapa do Site