Fortuna em prata descoberta em navio naufragado

Foi encontrado no Atlântico Norte destroços de um navio britânico, cujo valor da carga ronda os 14 milhões de euros

Mundo, Notícias
Por Anderson Ricardo em (11/10/2011 às 20:24)

Fortuna em prata descoberta em navio naufragado Fortuna em prata descoberta em navio naufragado

A sociedade Odyssey, especializada na localização de navios afundados e na recuperação dos tesouros, anunciou ter encontrado no Atlântico Norte os destroços de um navio britânico que se afundou em 1917, com 18 toneladas de prata a bordo.

Há 15 dias, a norte-americana Odyssey tinha confirmado a localização e identificação de um cargueiro britânico afundado em 1941 pelos alemães ao largo da Irlanda, com cerca de 220 toneladas a bordo de lingotes de prata, avaliados em 150 milhões de euros, o “SS Gairsoppa“.

Os destroços agora encontrados pela Odyssey são os do “Mantola“, um navio britânico afundado em 1917 por um submarino alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Encontra-se a cerca de 160 quilômetros do “SS Gairsoppa” e a 2.500 metros de profundidade, de acordo com um comunicado da sociedade divulgado na segunda-feira.

De acordo com a apólice de seguro feita na época pelo governo britânico, o “Mantola” transportava cerca de 18 toneladas de prata, acrescentou. “A cotação atual, o valor da carga ronda os 14 milhões de euros. Tal como no caso do “SS Gairsoppa”, a Odyssey vai ficar com 80 por cento do valor do achado, na sequência de um acordo assinado com as autoridades britânicas.

A sociedade precisou que numa só missão vai recuperar os tesouros dos dois navios. Um tribunal norte-americano decidiu recentemente a favor do Estado espanhol, num processo em que a Odyssey era acusada de se ter apropriado do conteúdo de um navio encontrado em 2007. A Odyssey afirmava ter encontrado os destroços de um navio de guerra espanhol, que naufragou em 1804 em águas internacionais. A empresa recuperou o tesouro do navio, que levou para a Florida (sul dos Estados Unidos) sem prevenir as autoridades espanholas.

 

Fonte: dn.pt

 


» Acessar Webmail
Repentistas homenageiam o Pernambuco Agora

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

Efésios 6,11

Patrocinadores
Equipe
  • Anderson Ricardo
  • Pablo Vinicius
  • Valderedo Valentim
Pernambuco Agora
  • Fazendo o possível para informar a região com uma linguagem clara e objetiva.
  • Leia mais
Contato
Mapa do Site