74,6% dos estudantes querem o Prouni municipal

Proposta de campanha de Geraldo Júlio é aguardada ainda este ano

Educação
Por Anderson Ricardo em (24/06/2013 às 03:00)

O anseio dos estudantes recifenses em cursar o nível superior é crescente segundo os dados divulgados, neste sábado (22), em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Mauricío de Nassau (IPMN) que entrevistou 522 alunos de 25 escolas da rede municipal de ensino. Porém, nem todos conseguem passar nos processos seletivos para as universidades públicas no estado e optam pela faculdade particular ou para os projetos federais que facilitam o egresso em tais instituições, entre eles o Programa Universidade para Todos (Prouni), em execução desde 2004.

No Recife uma das propostas de campanha do atual gestor, Geraldo Júlio (PSB), tratava da criação do Programa em nível municipal, e dados do IPMN apontam que 74,6% dos entrevistados aguardam ansiosamente pela execução projeto. Do montante total de participantes no levantamento, 64% já ouviram falar no Prouni e destes 20,1% acreditam que o projeto representa uma oportunidade em contrapartida aos 10% que afirmaram não contribuir em nada.

Questionado sobre o início do Prouni Municipal, o secretário de Educação do Recife, Valmar Correa, afirmou que o projeto deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano. “O municipio não trabalha com o ensino médio, mas nós estamos tentando fazer uma remodelagem no sistema e identificar os alunos que passaram pelas escolas públicas no Recife até o 9º ano, e passaram para rede estadual no ensino médio. Com isso vamos permitir que eles caso não entrem na universidade através do ENEM, do vestibular tradicional ou do Prouni nacional, se inscrevam no municipal e tenham os estudos financiados pela prefeitura. No entanto ainda estamos concluindo a adequação do sistema e provavelmente lançaremos o programa agora no segundo semestre”, disse. A proposta da gestão é que sejam concedidas cerca de 4.100 bolsas de estudo integrais e/ou parciais, com um custo estimado em 2,05 milhões de reais.

Dos cursos mais cotados entre os estudantes direito é o mais pretendido com 23%, seguido por medicina 7% e administração 6,7%. A pesquisa foi realizada no dia 3 junho, com 27,3% de pessoas da classe B, 68% C e 4,7% D.

 

Fonte: leiaja.com

 


» Acessar Webmail
Repentistas homenageiam o Pernambuco Agora

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

Efésios 6,11

Patrocinadores
Equipe
  • Anderson Ricardo
  • Pablo Vinicius
  • Valderedo Valentim
Pernambuco Agora
  • Fazendo o possível para informar a região com uma linguagem clara e objetiva.
  • Leia mais
Contato
Mapa do Site